-
Arquitetos: TATÚ Arquitectura
- Área: 70 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Marcos Guiponi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Refúgio Ventolera tira seu nome de sua situação: fica na área mais alta de um desfiladeiro profundo, onde é exposto a um corredor de vento. Além de inspirar seu nome, esta exposição oferece ao refúgio vistas surpreendentes e excepcionais. Em ambos os casos, o caráter exposto do terreno torna-se ponto de partida do projeto, que encara a situação como uma oportunidade de construir uma relação estreita com a paisagem onde se insere.
Por um lado, o projeto está localizado em uma encosta íngreme na qual predominam os afloramentos rochosos característicos da região. Esta característica da topografia levou à decisão de estabelecer um plano horizontal sobreposto, destacado do terreno, para desenvolver o programa. Desta forma, o projeto adquire a condição de um mirante, onde os espaços de abrigo são gerados no perímetro imediato e todo o espaço interno principal é voltado para a paisagem. Trata-se de um grande mirante que projeta o interior em direção ao horizonte da serra, em um jogo que procura introduzir a paisagem de montanha no interior do abrigo em uma experiência panorâmica.
Em segundo lugar, este diálogo estabelecido com a topografia se manifesta de duas formas diferentes: durante o dia o abrigo se camufla graças aos reflexos gerados pela janela principal, dando privacidade e transparência aos ambientes internos, enquanto à noite esta relação se inverte e se cria um efeito de lanterna que destaca o interior do projeto dentro da paisagem da comunidade de Villa Serrana.
A disposição interna é dominada por um bloco programático contendo todas as operações e funções necessárias para viver (cozinha, banheiros, armazenamento, instalações, etc.), separando o espaço social principal da área privada de dormitórios. Na área principal de estar, optou-se por uma estratégia de hierarquização do volume sobre a extensão da planta, com um pé direito duplo que amplia a experiência de projeção para a paisagem de forma mais robusta.